O luto é um comportamento psicológico manifestado perante uma perda, trata-se de uma dor emocional de ter perdido algo ou alguém significativo em nossas vidas. Esta reação psicológica não é apenas de caráter emocional, manifestações fisiológicos e sociais também se fazem presentes.
Para muitas pessoas o luto está associado apenas com a morte, mas este é um processo que se desenvolve frente à ruptura de uma relação, a perda de um trabalho ou a perda de um objeto relacional com o qual se tem um forte vínculo.
Luto é um processo que em função da perda, demanda uma readaptação a uma vida sem essa figura de afeto ou outro elemento perdido, o que envolve uma reconstrução de significados.
Considera-se que o luto transcorra de forma natural, principalmente entendemos que é um processo de vida, e a sua evolução em direção a superação da perda, edificando a maturidade e crescimento pessoal.
Mas mesmo reconhecido como natural, causa grande sofrimento para a maioria das pessoas, e que esse processo pode evoluir para um transtorno, caso os sintomas se mantiverem por um tempo longo chegando a afetar o desenvolvimento da vida diária, se ficam estagnadas em alguns estágios, sem conseguir se desprender do que perderam.