Atendimento para grupo: primeiramente deve se definir os componetes do grupo, para isso o psicólogo realiza uma entrevista inicial individual para compreender as necessidades de cada pessoa. Com base no perfil de cada um, motivações e interesses, o psicólogo indicará o grupo mais adequado. Geralmente, os integrantes enfrentam problemas semelhantes e tem objetivos em comum, sendo capazes de compartilhar suas experiências e contribuir para o desenvolvimento pessoal dos demais.
Neste processo o psicoterapeuta atua como mediador, realizando intervenções quando necessário.
Os participantes expõem seus problemas, angústias, dúvidas e situações que estão enfrentando. Os outros integrantes podem opinar, comentar, sugerir tendo como base suas próprias experiências.
É fundamental que que cada integrante do grupo reconheça que o espaço terapêutico é um lugar seguro e que todas as questões abordadas são asseguradas através do sigilo profissional. E para a eficiência do processo terapêutico, é fundamental que haja respeito e que os participantes estejam
dispostos não apenas a expor seus problemas, mas também a ouvir o que os demais tem a dizer.
Por meio da terapia de grupo é possível trabalhar diferentes aspectos psicológicos, que assegure o bem estar do participante e a melhoria da sua qualidade de vida. Benefícios estes, tais como a superação da timidez, através do desenvolvimento das habilidades sociais e da capacidade de saber
falar e ouvir o próximo.
Os participantes, neste processo, acabam atuando como agentes terapêuticos, à medida que interagem uns com os outros, compartilham e testemunham dores e sofrimentos, o que leva ao estabelecimento de uma rede de apoio mútuo, onde a força do grupo passa a atuar a favor de todos.