Distúrbio de Aprendizagem está ligado a algumas dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica. Abrange uma inabilidade específica, como de leitura, escrita ou matemática, em pessoas que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.
Nos transtornos de aprendizagem, os padrões normais de aquisição de habilidades estão alterados desde os estágios iniciais do desenvolvimento, decorrentes de falta de estimulação adequada ou qualquer forma de traumatismo ou doença cerebral. Os transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares compreendem grupos de transtornos manifestados por comprometimentos específicos e significativos no aprendizado de habilidades escolares.
Este distúrbio, trata-se de uma questão de neurônios, de conexão. O cérebro nestes casos funciona de forma diferente, pois, mesmo sem apresentar prejuízo físico, social ou emocional, as pessoas que apresentam o distúrbio de aprendizagem demonstram dificuldade em adquirir o conhecimento da teoria de determinadas matérias. No entanto isso não significa que a pessoa seja incapaz de aprender, uma vez que todos nós somos sujeitos capazes de aprender, independente de nossa condição física ou metal, alguns de nós, pode apenas necessitar para um tanto de métodos diferenciados e individualizados de ensino que atenda à singularidade de cada um.