A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e abatimento fisico e moral, se manifesta sem um motivo aparente. Segundo a Organização Mundial da Saúde é considerada a quarta principal causa de incapacitação para varias atividades da
vida.
É um transtorno que atinge pessoas de qualquer idade, embora seja mais frequente o acometimento entre as mulheres. O desânimo sem fim é ocasionado por desequilíbrios na bioquímica cerebral, que diminui a oferta de neurotransmissores como a serotonina, que esta relacionada a sensação de bem estar.
A depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imunológico e o aumento de processos inflamatórios.
Apresenta em sua sintomatologia cansaço extremo, fraqueza, irritabilidade, angústia, ansiedade exacerbada, baixa autoestima, insônia, falta de interesse por atividades que antes davam prazer, pensamentos pessimistas, pensamentos frequentes sobre a morte, comportamentos compulsivos, dificuldade para se concentrar, disfunções sexuais, sensação de impotência ou incapacidade para os afazeres do dia a dia.