A ansiedade é uma sensação ou sentimento resultante da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central em consequência da interpretação de uma situação de perigo. Se distingue do medo por este ser desencadeado por um fator real e palpável, enquanto que na ansiedade o fator de estímulo apresenta características mais subjetivas.
Os sintomas de ansiedade se apresenta quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo que podem ser a perda de status, de conforto, de poder econômico, de afetos, amizades, de privilégios, vantagens, de possibilidade de concretizar interesses, de vaidade, fatores estes que em muitos casos acionam o gatilho para um quadro de ansiedade.
A principal característica psíquica da ansiedade é uma excitação, uma aceleração do pensamento, como se estivéssemos elaborando, planejando uma maneira de nos livrar do perigo e da maneira mais rápida possível.
A ansiedade pode ser ocasionada por qualquer motivo, pois depende da importância que a pessoa dá a uma determinada situação e pode surgir em crianças, adultos ou idosos.